Até quando vai existir o gerente de projeto ou até quando ele é necessário???

O Titulo desse pequeno post vai incomodar muita gente, não se preocupe, ainda essa profissão existe :), o que eu quero perguntar para você caro leitor, é até quando será necessário um gerente de projeto, ou vou mais além, até quando irá existir essa profissão?

Porque eu pergunto isso! Muitos dos gerente que eu trabalhei, ou que vejo por ai, tinham que inventar alguma coisa para fazer, para se sentirem útil dentro da equipe, ele auto sabotava a equipe para ter o que fazer, inventava reuniões desnecessárias, era uma eximimo criado de Excel, Slide, e um excelente perguntando “O que você está fazendo”!!! Essa pergunta me matava,  me deixava arrancando os cabelos, o que eu estou fazendo??? E não era uma pergunta assim, tipo todo mês, era todo dia, todo santo dia!!! Podia ter criado uma Daily Scrum 🙂

Em equipes maduras, é necessário ainda um gente de projeto “uma babá”, que fica fungando em seu pescoço, cobrando prazos, faça isso, faça aquilo, é o senhor dos senhores. Não sei, acredito que esse cargo ainda vá perdurar em muitas empresas, que ainda não estão no seculo XXI, ainda estão vivendo no passado.

Muito dessas empresas ou até gerentes, incorporaram os métodos ágil, ou posso dizer “O método ágil da minha maneira“, elas entram no bum dos ágeis, gostam de dizer, somos ágeis, temos quadro de kanban, temos Scrum master, temos isso, temos aquilo, vende isso para o seus clientes, vedem essa ideia para os funcionários, e até na contratação de novos funcionários, mas na verdade meus amigos, muitas delas não aplicam nem 10% do que é ágil, a cultura delas ainda está raizada no antigo, é difícil elas darem autonomia para as equipes!

A palavra chave hoje é CULTURA!

E o Lema é  “MUDE OU MORRA”

Assim finalizo esse pequeno post, no próximo, vou falar sobre o ambiente clean das empresas, que tem joguinhos que os funcionários não podem jogar e os que jogam e são cobrados do tipo “Ta lá jogando neh, poderia está terminando essa atividade e pegando outras” e muito mais, abraços.

3 pensamentos sobre “Até quando vai existir o gerente de projeto ou até quando ele é necessário???

  1. Pingback: Até quando vai existir o gerente de projeto ou até quando ele é necessário??? | ramosdainformatica

Deixe um comentário

