CUIDADO COM OS CABEÇAS DE MOLA

Essa expressão veio de um livro que estou lendo esse final de semana “Como o Google funciona”, você já deve ter visto alguns bonecos que tem mola cuja cabeça enorme balança, quem deu nome a esse fenômeno foi Tim Armstrong, os cabeças de mola tem a tendência desagradável de reclamar e se queixar depois de uma reunião, eles só ficam concordando com tudo que é dito, balançando suas cabeças, ou seja, depois da reunião não apoiam em nada do que foi dito.

Se você é gerente ou líder de equipe, identifique os cabeças de mola, porque se em uma reunião todo mundo concorda com a cabeça, não quer dizer que você obteve um consentimento da equipe, e sim que você pode ter muitos cabeças de mola.

Em uma reunião queremos o consenso da equipe, só que esses cabeças de mola não entendem bem o significado de consenso, consenso vem do latim, onde cum que dizer “junto de”, e sentire que dizer “pensar ou sentir”, portanto, consenso quer dizer “pensar ou sentir junto”.

Vamos ser bem sinceros, se em uma reunião você não tem nenhum conflito, pode ter certeza que de lá não sairá nenhuma grande ideia, não digo conflito em brigar (xingar, gritar e etc.), digo em não ser uma cabeça de mola, concordar com tudo que é dito, se na sala temos 10 gerentes que concordam com tudo, então é melhor demitir 9.

        “Para se chegar à melhor ideia, é necessário conflito As pessoas precisam discordar e debater suas opiniões em um ambiente aberto, porque você não conseguirá adesão até que todas as opções sejam debatidas abertamente. ” Como o Google funciona.

Se você está no comando, não diga sua posição no início, você deve garantir que todas as vozes sejam ouvidas, não importa quem fale, lembre-se, é preciso discordância para atingir um consenso de verdade.

 “Se todo mundo está pensando a mesma coisa, então alguém não está pensando. ” General Patton.

“Tente encontrar o melhor jeito, não fazer do seu jeito” Técnico Wooden.

Envolva sua equipe, diga algumas besteiras para quebrar as barreiras, e faça que as pessoas tomem a coragem de discordar do chefe, faça o possível que as pessoas falem abertamente sem medo, encoraje essa postura em sua empresa!

E aí o que achou, deixa seu comentário.

Anúncios

2 pensamentos sobre “CUIDADO COM OS CABEÇAS DE MOLA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s