Como implementar o SCRUM na minha empresa???

Isso não é uma receita de bolo, cada pessoa que já tentou implantar essa cultura em sua equipe deve ter passado por diversas dificuldade, tristeza, alegria, superação e por ai vai. Mas como eu posso implementar essa METODOLOGIA (Na verdade é um Framework) em minha empresa, aprenda bem rápido com essa história que vou contar para você:

Uma mulher chega para o metre e diz:

Mulher: Mestre diga ao meu filho para parar de comer doces, pois faz mal a sua saúde.

O Mestre não disse nenhuma palavra para o filho desta mulher, ela sem resposta foi embora com seu filho. Depois de 2 semanas o mestre encontra a mulher e o filho na rua o mestre diz:

Mestre: Filho, não coma doces, pois ele faz mal a sua saúde!

Mulher: Mestre, porque só agora você disse isso para meu filho, porque não disse naquele dia?

Mestre: Porque a duas semanas eu comia doces.

Essa historia retrata muito bem o inicio de uma CULTURA ágil em sua empresa, não podemos pegar algo simplesmente e empurrar para as pessoas, ou dizer para fazer “impor”, comece por você primeiro, faça acontecer, as pessoas a sua volta vão perceber o seu desempenho, e vão te perguntar “O que você está fazendo, suas entregas estão melhores e até mais rápidas?”, ai sim é hora de você começar a disseminar isso na sua empresa, plante para colher frutos no futuro, não imponha a modinha para sua equipe, seja a semente que irá semear, coloque um quadro de kanban onde você fica, deixe visível, mostre a todos os seu desempenho, a sua evolução, comece a semear.

Como eu disse, não existe receita pronta, acredito que com essa dica você vai começar a colher bons frutos, em outros post vou explicar mais sobre como podemos implementar essa cultura, não é fácil, a caminha é longa, então comece já…

Deixe um comentário

