Existem hoje tantos termos (SCRUM, PMBOK, Kanban, Hologracia e etc…) ta igual criação de partidos no Brasil

Venho te convidar a refletir, não um pouco mas muito, você pode concordar, discordar, ficar no 0 x0 e etc… a ideia aqui é fazer você refletir.

Não sei vocês, mas existem hoje tantos termos (scrum, pmbok, kanban, Itil, hologracia e etc…) ta igual criação de partidos no Brasil, toda hora surge um novo, dentro de cada um, temos a expectativa dos usuário (todos os envolvidos), ela pode tanto ajudar como também destruir, o problema que vejo em todas elas, são os fanáticos, apresentam elas como se fosse infalíveis,  indestrutíveis, rápido, prático e por ai vai (vendem seu peixe)…

Vivemos em um tempo louco, é tanta informação que está deixando várias pessoas malucas, de um lado os tradicionais, de outro lado os agilistas, um é fascista o outro não? um é de esquerda e o outro de direita? Mas que coisa maluca é essa! Eu leio vários livros de ambos, e todos tem lados positivos e negativos, alguns hoje criaram uma mistura dos dois, uma verdadeira salda de fruta, ai colocam outro nome, mais um termo criado, sabe o que eu uso hoje, devido a essa MERDA que criaram, eu uso o termo “Ratatouille”, sim é isso mesmo, pego um pedaço ali, outro aqui, fatio, pico, e crio um Ratatouille, se não funcionar tento outro ingrediente e assim em diante, o negocio é o seguinte:

“Não quero um método ou sistema onde eu tenho que me adaptar (sistemas prontos, métodos prontos e por ai vai), eu quero que criar  um método onde ele vai adaptar a minha necessidade, não eu a dele”.

Cansei desse mimi de usa isso, usa aquilo, assim é melhor. Não existe esse trem de melhor ou pior, se você não aplicar como vai saber que é pior, como vai saber que é melhor. Então resolvi fazer um Ratatouille, pequei vários desses métodos e adaptei a necessidade da minha empresa e equipe, pois nós que vamos decidir como irá funcionar, o que iremos usar ou não. Não existe metodologia melhor que essa, use o que for melhor para sua equipe, para desse trem, vou usar SCRUM, PMBOK, ITIL, KANBAN, XP E ETC… Usa o que melhor sua equipe acreditar, para de mimi, eu to cansado, desses modelos, CANSEI.

Sinceridade eu usei várias dessas, fui em algumas ondas, agora a melhor que encontrei foi a tal do Ratatouille, porque é algo que eu acredito que seja melhor para minha empresa e equipe, nós decidimos em conjunto, eles querem que as coisas sejam menos burocráticas, se eles querem isso, porque não eles mesmo criarem o modelo? Para de impor modelos prontos, mágicos, sensacionais, não, não, não é isso que eu quero, quero que vocês criem as próprias regras do jogo, não entrar em um jogo com as regras já pronta, cada um aqui já é bem grandinho para brincar em serviço, eu acredito em minha equipe, eles irão criar algo ousado, algo revolucionários, algo inovador, isso, INOVAÇÃO, para de responder perguntas e comece a faze-las!

Essa é a mensagem que queria compartilhar com vocês, pense, pense, inovem, não peguem algo pronto, algo de prateleira, criem, vocês não tem ideia de como vocês são criativos, é claro que você pode consultar outras metodologias e deve, para aprender com os acertos e erros, e crie uma nova experiencia para sua equipe ou sua empresa, isso sim é adaptação, crie a própria regra do jogo, mas lembrem-se:

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.”.

QUEBRE AS REGRAS, se nós que a criamos, porque não podemos meter o pé nelas e criar novas, adaptar a nossa necessidade!

 

Vai existir vários erros no inicio, o começo não será fácil, com bastante treinamento, persistência, trabalho em equipe e dedicação você chegará em um resultado fascinante:

 

 

Deixe um comentário

