Caça às bruxas

Você já deve ter ouvido o termo “Caça às Bruxas”, esse termo pode ser utilizado em qualquer ambiente, mas o ambiente de desenvolvimento de software é mais comum ouvir esse termo, o “Caça às bruxas” é um termo para definir o famoso quem fez errado, ai quando começando caçar as bruxas tiramos muito tempo para procurar o culpado, até não achar o culpado nós ficamos procurando até ele ser encontrado, mas porque não se preocupar com o problema em vez de se preocupar com o culpado, o problema existe isso é fato, agora ficamos mais preocupados com o culpado do que com o problema, o tempo que nós tiramos para procurar o culpado poderíamos estar resolvendo o problema, nesse termo nós gastamos tempo, esforço, dinheiro e etc, se nós investimos todos esses tempo, esforço, dinheiro e etc em resolver o problema, nós não iremos desperdiçar esses recursos, vale lembrar que na maioria das vezes vai sobrar mais tempo, esforço, dinheiro e etc, para nós investimos em outra solução.

É valido lembrar que todo problema é bom, pois nós iremos procurar a solução desse problema, repassar para toda a equipe para que não cometer o mesmo erro, isso será de grande aprendizado e ninguém mais irá tirar isso de nós, encare seus problemas não procure culpados, pois isso é um desperdício de tempo e outros fatores, economize suas energias para novas etapas, me lembro de uma história que foi contato pelo um professor, a empresa tinha um funcionário chamado Sr. X, o Sr. X já acabara de entrar na empresa e recebeu os devidos treinamentos para começar a trabalhar, após 3 meses de empresa o Sr. X cometeu um grande erro, ele fizera a empresa pagar uma multa de 100 mil reais, o gerente do Sr. X ficou revoltado com a situação, ele de imediato chamou o Sr. X e o demitiu, o Sr. X algum tempo depois conseguiu uma vaga de emprego em outra empresa para trabalhar no mesmo setor, o proprietário de empresa ficou sabendo da contração e chamou o responsável pela sua contratação e perguntou porque ele contratou o Sr. X sabendo que ele cometeu um erro com seu concorrente que custara 100 mil reais para empresa, o responsável pela contratação informou ao proprietário da empresa, que a empresa que o demitiu, cometeu um grande erro, pois ele trabalha somente 3 meses na empresa e que investiram mais de 100 mil reais com o Sr. X em treinamento, pois tenho a certeza que ele aprendeu uma lição que vale 100 mil reais.

Portanto não desperdice o seu tempo com o “Caça às bruxas”, procure a solução, pois todos irão se beneficiar do resultado, lembra-se que um erro é sempre um novo aprendizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s