SCRUM Responsabilidades e Papéis

Os papeis do Scrum são poucos mas muito bem estruturados e separados, mas é bom não confundir os papeis do Time Scrum com cargos da empresa são bem diferentes. O Scrum é composto pelo Product Owner, o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master.

Time Scrum são auto organizáveis e multifuncionais. Times auto organizáveis a questão é “De onde vem a ordem?”, poderia vim de qualquer parte interessada do projeto? Não, o entendimento dos mecanismos de auto-organização pode conduzir à construção de modelos mais informativos e precisos isso é o time escolhe qual a melhor forma para entregar seu trabalho a não deve parti de qualquer lugar. Times multifuncionais possuem toda a eficiência e eficácia para concluírem os trabalhos que devem realizar sem depender de interferência externas ou seja fora do time, sendo compostas de pessoas com variadas expertises. Este modelo foi desenhado para otimizar a flexibilidade, criatividade e produtividade.

Product Owner

O Product Owner, ou dono do produto, é a pessoa responsável por manter o Backlog do Produto e gerenciar. Ele irá definir todas as funcionalidades do sistema relatando nesse Backlog, no Backlog do Produto ele irá priorizar as atividades a serem realizadas, também o Product Owner é responsável pela rentabilidade(ROI).

Cada produto deve ter apenas um Product Owner, ele é o único que tem autoridade para cancelar uma Sprint e o Product Owner não é um comitê ele pode representar um comitê no Backlog do Produto, mas qualquer indivíduo que quiserem uma alteração nas prioridades dos itens do Backlog devem convencer o Product Owner.

Time de Desenvolvimento

O Time de Desenvolvimento tem a responsabilidade de transformar o Backlog do Produto em realidade ou seja satisfazer a necessidade do cliente.

Os envolvidos no Time devem ser interdisciplinares, possuir todo o conhecimento necessário para criar um incremento no trabalho. O Time pode possuir conhecimento especializado, como controle de qualidade, programação, arquitetura, analise, banco de dados ou outros, mas o mais importante é transformar o Backlog do Produto em realidade, o Scrum aconselha que o Time deve ter 3 a 9 desenvolvedores lembrando que os papeis de Product Owner e de Scrum Master não são incluídos nesta contagem, a menos que eles também executem o trabalho do Backlog da Sprint.

Scrum Master

O Scrum Master dentre todos os papéis é o que tem maior conhecimento do Scrum. Seu papel é de extrema importância para o funcionamento do Scrum, ele treina e educa o Time Scrum, Product Owner e a organização.

O Scrum Master também ajuda o Time Scrum a se auto gerenciar. Apesar desta ajuda, o Scrum Master deve apenas auxiliar treinar nunca gerenciar pois o time deve ser auto organizável ele também deve agir quando existe impedimentos deixando o Time Scrum com o foco total ao desenvolvimento.

Em resumo, o Scrum Master deve garantir que todos os valores do Scrum sejam aplicados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s