Os Pilares de Scrum

O Scrum utiliza os processos empíricos na sua teoria, que todo o conhecimento deriva da experiência e, consequentemente, dos sentidos. A experiência determina a origem, o valor, e os limites do conhecimento, além dos processos empíricos o Scrum é interativo e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.

São três pilares que o Scrum se apoia para o controle de processo empírico na figura abaixo é possível visualizar esses pilates.

SCRUM-MOL

Transparência

Transparência é de extrema importância para o Scrum. Por isso todos os processos devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Esta transparência deve estar em sintonia quanto aos aspectos. Por exemplo, nomenclaturas e jargões devem ser compartilhados por todos; a definição de “Pronto” deve ser compartilhada a todos envolvidos no projeto.

Inspeção

Nesse processo deve haver inspeções com frequência suficiente para detectar variações inaceitáveis no processo do projeto, lembrando que essas inspeções não devem de forma alguma atrapalhar a própria execução das atividades e que seja feita de preferência por inspetores especializados no trabalho a se verificar.

Adaptação

Caso a inspeção detectar variações inaceitáveis no processo ou detectar alguma forma de melhora-lo deverá ser ajustado o mais rápido possível para minimizar desvios ainda maiores. O Scrum prevê algumas oportunidades para estas adaptações:

  • Reunião de planejamento da Sprint
  • Reunião diária
  • Reunião de revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint

Atenção para aqueles que forem realizar a prova do SM, essa é uma questão de prova fica a dica. Até o próximo post, no próximo assunto iremos tratar das responsabilidades e papéis no Scrum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s