Definições e Origem do SCRUM

A palavra Scrum vem de um jogo de Rugby quando a equipe está toda unida com um único propósito em uma formação específica onde a participação de todos é essencial, a falta de comprometimento de um membro pode fazer a formação cair, então a união e o foco no objetivo (mover a bola em direção ao gol) é primordial.

O Scrum é definido como um Framework com o qual as pessoas podem resolver problemas complexos e adaptáveis, enquanto entregam produtos de forma produtiva e criativa e com o maior valor possível. Scrum é

  • Leve
  • Simples de entender
  • Difícil de aplicar

O Scrum foi criado originalmente para desenvolvimento de software, mas o Scrum pode ser usado em qualquer tipo de projeto, mas vale lembrar que esse projeto tem que ter um certo grau de complexidade, pois o Scrum baseia na teoria de controle empírico de processos, ou empirismo.

Historicamente , o termo Scrum surgiu em um artigo publicado por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka na Harvard Business Review de 1986. Nesse artigo, intitulado “The new new product development game” (“O novo novo jogo do desenvolvimento de produtos”), Takeuchi e Nonaka descreveram uma abordagem holística, na qual equipes de projeto são compostas de pequenas equipes multifuncionais, trabalhando com sucesso rumo a um objetivo comum, que os autores compararam à formação Scrum do rugby.

No próximo post iremos falar sobre os Valores e Princípios Ágeis do Scrum.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s